
Na temporada mais quente do ano, nada melhor do que manter-se hidratado e poder se refrescar nesse calor. Uma das opções mais saborosa e saudável é a água saborizada. Que consiste em adicionar porções de frutas frescas, ervas aromáticas, especiarias, hortaliças e leguminosas à uma quantidade de água. Além de ser deliciosa, tem vários benefícios e ainda pode ser uma alternativa para quem não gosta de beber muita água.
Segundo a professora de Nutrição e especialista em alimentação saudável da UNAMA - Universidade da Amazônia, Neyla Ferraz Bergamim, a água saborizada é uma excelente fonte de hidratação. "Ela é uma aliada para quem quer fugir das calorias dos refrigerantes e dos sucos. A adição de frutas frescas e especiarias incrementa o sabor e a pessoa acaba ingerindo líquido em maior quantidade. Consequentemente melhora a retenção de líquidos sendo um excelente 'diurético' natural e também fonte de antioxidantes, entre outros benefícios”, lembra a nutricionista.
Mesmo utilizando frutas doces ou azedas, a água ajuda a neutralizar qualquer efeito nocivo. “Toda e qualquer pessoa pode consumir. Não há contraindicação, desde que não sejam adicionadas bebidas açucaradas - como refrigerantes - água de coco e bebidas alcoólicas. Lembrando que a concentração de nutrientes é muito baixa, se consumirmos apenas o líquido da mistura. É importante lembrar que pessoas com doenças crônicas devem buscar orientação com profissionais habilitados", afirma Neyla.
A água saborizada pode ser feita em casa, com as frutas frescas devendo ser consumida no mesmo dia. As mais usadas são laranja, limão, morango, tangerina, uvas, kiwi, abacaxi e maça verde. Vale ainda misturar ervas aromáticas e especiarias tais como cravos, canela, pimenta rosa, hortelã, manjericão, alecrim, baunilha, etc. O ideal é usar o que mais gosta. Duas porções de cada já dá um diferencial no sabor.
Mesmo não tendo contraindicações, a nutricionista alerta. “O grande problema da água saborizada é quando a pessoa adiciona na preparação açúcares ou adoçantes, por exemplo. Não há necessidade. Agora se a pessoa gosta de refrigerante, pode tranquilamente trocar a água normal, pela gaseificada. Fica excelente e muito mais saudável”, ressalta. Essa água deve consumida ao longo do dia, fazendo a troca das frutas no dia seguinte.
Receitas:
Opção 1:
- 1l de água
- Limão siciliano
- Limão Taiti
- 1 pedaço de gengibre
- Hortelã
Opção 2:
- 1l de água
- Morango
- Alecrim
- Carambola
- Limão siciliano
Opção 3:
- 1l de água
- Laranja
- Maçã verde
- Canela em pau
- Manjericão
Comentários