Os clássicos literários saem das páginas dos livros e ocupam as histórias em quadrinhos. O formato lúdico das HQs possibilita uma leitura rápida e agrada a quem não tem tanto contato com o universo da literatura brasileira ou estrangeira.
Sem perder a essência das narrativas e na tentativa de alcançar novos leitores, as editoras estão relançando obras literárias em versão de quadrinho e utilizando uma linguagem menos complexa e mais acessível. Essa junção do clássico com o lúdico pode ser conferida na lista a seguir. Confira:
Dia nacional das histórias em quadrinhos
Muito além do entretenimento, as histórias em quadrinhos têm um dia dedicado a prestigiar os quadrinistas e cartunistas do Brasil. 30 de janeiro foi escolhido como o Dia nacional das histórias em quadrinhos, pois, em 1869, houve a publicação da primeira HQ do país intitulada As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, cuja autoria é do cartunista Angelo Agostini.
No entanto, a comemoração só foi instituída em 1984 por meio da Associação Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP).
Sabe alguma obra em versão de quadrinhos que ficou de fora da nossa lista? Escreva nos comentários!
Comentários