
Por Lana Mota
Em alusão à Campanha Maio Vermelho, o UNAMA – Centro Universitário da Amazônia realizou, na última terça-feira (24), em Santarém, o 1º Simpósio de Prevenção ao Câncer Bucal. A roda de conversa aconteceu no auditório Deliana Santos e contou com a participação do cirurgião dentista Daniel Bereta; do cirurgião oncológico Heber Lessa; e da cirurgiã dentista Larissa Serique.
De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da UNAMA, Mariella Ramalheiro, só no Brasil, mais de 15 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença apenas entre os anos de 2020 e 2022. Por isso, o tema é muito preocupante na saúde pública e deve ser debatido no ambiente universitário.
"O tema tem despertado o debate e a preocupação em trabalhar dentro do ambiente universitário a prevenção e tratamento dessa patologia. A população precisa entender que a saúde bucal é fundamental para termos uma vida saudável", destacou a coordenadora.
Câncer Bucal
O câncer bucal pode acometer qualquer região da boca, como lábios, língua e garganta, bem como as glândulas salivares, faringe, laringe e seios da face. Como a detecção prévia é essencial para combater essa doença, é preciso ficar atendo a sintomas como feridas, inchaços, nódulos ou manchas espessas em qualquer lugar em torno de sua boca ou garganta.
Comentários