
Por Lara Tôrres
No Brasil, as carreiras ligadas à engenharia atraem muitos profissionais. Dentre as mais de 20 habilitações disponíveis no Brasil, a engenharia mecânica é uma das mais conhecidas e procurada. Dia 5 de junho comemora-se o dia do engenheiro mecânico e para te ajudar a conhecer melhor a profissão, entrevistamos Everton Ruggeri, coordenador de mecânica da UNAMA. Confira.
O que faz um engenheiro mecânico?
Everton Ruggeri: O profissional de engenharia mecânica é responsável por desenvolver projetos de máquinas e equipamentos para diversos tipos de indústria, como a petroquímica, a automobilística, têxtil, alimentícia e de metalurgia.
Também é de sua responsabilidade gerenciar sistemas térmicos de refrigeração, liderar equipes em órgãos públicos, projetar, montar sistemas mecânicos que integram dispositivos eletrônicos, entre outras atribuições.
2- O que se estuda no curso de engenharia mecânica?
Everton Ruggeri: O curso possui 5 anos de duração. Nele, o aluno vai ter uma base de física e matemática, onde vai estudar áreas como processo de fabricação com usinagem, sondagem e laminação, entre outras.
Também são vistos conteúdos sobre sistemas térmicos e fluidos mecânicos, refrigeração, projetos de máquinas e metalurgia, elementos de máquinas, vibrações e a própria engenharia de manutenção.
O diferencial do nosso curso é ter disciplinas que integram a 4.ª revolução industrial. Hoje, o discente que estuda engenharia mecânica no no Grupo Ser Educacional terá noções de internet das coisas, manufatura aditiva com impressora 3-D, robótica, inovação, além de atividades de pesquisa e extensão.
3- Como é o mercado de trabalho?
Everton Ruggeri: O mercado de trabalho do engenheiro mecânico é muito amplo. Ele engloba setores como aeronáutica, infraestrutura, siderurgia, metalurgia, petroquímica e até o setor naval.
No norte do país, por exemplo, há uma base muito forte no setor de equipamentos e máquinas, sistemas térmicos, setor de mineração e indústria eletrônica.
4- Qual a média de remuneração?
Everton Ruggeri: A média de remuneração varia de região para região. Temos um piso, mas no cargo de engenheiro júnior, o salário varia de R$ 4 mil a R$ 6 mil, dependendo da região.
5- O que avaliar antes de decidir seguir carreira? Qual o perfil do aluno/profissional de engenharia mecânica?
Everton Ruggeri: O perfil dos alunos de engenharia geralmente é daquelas pessoas com afinidade com a área de exatas (física e cálculo), muito atentas à tecnologia, criativas, com um bom raciocínio lógico, que gostam de trabalhar em grupo. Como profissional, deve ser um bom gestor, já que vai comandar uma equipe. Recomenda-se ter fluência em alguma outra língua, como inglês ou alemão.
Gostou? Então não espere! Faça já sua matrícula no melhor curso do mercado!
Comentários