
Por Lara Tôrres
Os grandes desfiles de roupas de grife, as semanas de moda, a possibilidade de criar e costurar peças criativas que lançam tendências e a fama e fortuna que associamos à imagem de super-modelos podem fazer muita gente sonhar em ingressar profissionalmente nesse mercado.
Além do glamour das passarelas e lojas de roupas finas, o cinema nos faz sonhar com o mercado da Moda: Cruella, da Disney, é um bom exemplo. Porém, mesmo a produção ficcional nos mostra que Emma Stone, intérprete da protagonista, trabalha e se esforça demais para aprender e alavancar suas habilidades.
Felizmente, a UNAMA tem um excelente bacharelado em Moda, com apenas 3 anos de duração, permitindo um ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Mas será que essa área profissional com salários que podem chegar a R$ 26.000, dependendo do ramo de trabalho, é o ideal para você?
Acompanhe nossa entrevista com a professora e coordenadora do curso, Felícia Maia, que tirou todas as dúvidas que um aluno de Moda em potencial pode ter antes do curso!
O que faz o profissional da área de Moda no dia a dia de trabalho?
Prof. Felícia: Depende muito da área. A moda oferece muitas possibilidades de atuação profissional, desde o trabalho na indústria de confecção até a produção de desfiles e editoriais fotográficos.
Na indústria, o profissional tem a possibilidade de atuar na criação de coleções de roupas, construir a modelagem e a costura. No comércio varejista, atua como visual merchandiser, criando imagens de moda sedutoras para vitrines e espaços de lojas.
Ainda tem a atuação em ateliês de costura, fazendo Moda autoral, hoje uma das vertentes mais buscadas pelos recém-graduados.
Que assuntos são estudados no curso de Moda?
Prof. Felícia: É interessante observar que o curso tem uma grande diversidade de disciplinas, pois a moda tem natureza interdisciplinar. Além de disciplinas práticas como Desenho e Ilustração de Moda, Modelagem, e Costura; há disciplinas mais teóricas como História, Sociologia e Psicologia. E disciplinas técnicas como Pesquisa de Tendências e Consumo de Moda, Desenvolvimento de Coleção, Criatividade, Gestão em Negócios e Varejo de moda.
Quais as possibilidades de atuação profissional para graduados em Moda?
Prof. Felícia: Os graduados em Moda podem atuar em Criação de Moda e Estilismo, Modelagem Industrial, Ateliês de costura, Visual Merchandizing, produção de desfiles e editoriais fotográficos.
Como está, no momento, o mercado?
Prof. Felícia: Com a busca da saída da crise sanitária causada pela pandemia, o setor volta a aquecer.
Na verdade, mesmo na pandemia, a produção da indústria de Moda não parou, apenas mudaram os espaços de comercialização de produtos, que migraram do físico para o virtual.
A hora agora é de fazer o caminho inverso, ou seja, voltar para espaços presenciais.
Qual é o perfil do profissional, o que cada estudante deve avaliar para decidir se Moda é o curso certo?
Prof. Felícia: Uma pessoa ativa, que ousa e aceita desafios. A moda é um fenômeno social e cultural, é a expressão do seu tempo.
A conexão entre os conhecimentos históricos, artísticos e culturais é a base para que esse profissional transforme de maneira consciente e criativa ideias em formas, com sua capacidade para pesquisar, organizar, inovar e entregar ao mercado um produto ou serviço que atenda às necessidades do seu público-alvo.
Ao pensar em ingressar no curso de Moda, o estudante deve avaliar se estará disposto a persistir. O caminho é desafiador e exige muito estudo, pesquisa e dedicação.
E aí, gostou da ideia de estudar e trabalhar com Moda? Então não perde tempo e faça já a sua matrícula na UNAMA!
Comentários