
Qualquer tipo de sistema de produção é bastante complexo e envolve várias áreas diferentes: desde a concepção do produto, passando pela projeção da fábrica até chegar à distribuição, o caminho é longo e deve ser bem pensado a fim de que a cadeia de eventos seja eficiente. Mas há um profissional que se destaca por poder participar - acredite! - de todos os pontos: é o Engenheiro de Produção.
Segundo o professor Tiago Magella, do curso de Engenharia de Produção da UNAMA, esse profissional é responsável pelo gerenciamento de sistemas em uma empresa. “Ele tem uma área de atuação que encobre a parte técnica e também utiliza conhecimentos de administração para integrar processos, pessoas e sistemas”. Por ter uma formação generalista, o engenheiro de produção se destaca entre outros engenheiros técnicos por conseguir trabalhar com o lado humano e o técnico ao mesmo tempo.
A formação é ampla e funde conhecimentos de administração (como gestão de investimentos, economia, organização do trabalho) e a base comum de Engenharia (matemática, física, química, informática e programação e desenho). Na UNAMA, o curso é um dos mais antigos do Pará e tem duração de cinco anos sendo os dois primeiros de engenharia básica. os professores são mestres e especialistas em suas áreas e os alunos têm acesso a laboratórios de física, química, desenho técnico, automação industrial e gestão de produção, assim como a oficinas profissionalizantes, aulas práticas e projetos de extensão.
Para se dar bem na profissão
É preciso ser uma pessoa ativa e ter disposição para sempre procurar cursos de atualização em administração, além manter o inglês e o espanhol (no mínimo) longe de enferrujar, a fim de acompanhar os manuais técnicos e aproveitar as oportunidades de trabalho. Mas não é só isso! É necessário também, de acordo com o professor, ter habilidade em solucionar problemas. “O engenheiro tem que olhar os problemas pelo lado técnico e transformar em soluções para o dia a dia da empresa”, explica. O profissional deve analisar, otimizar e criar melhorias para a empresa.
Para o Engenheiro de Produção, o mercado reserva espaço nas mais variadas áreas. “Ele pode trabalhar na indústria, na área de processos e na área de serviços”, aponta Tiago. “Isso quer dizer desde: a aeronáutica até uma padaria”. Por sua função de otimizar produções, o engenheiro é necessário em transportes, construção civil, comunicação, petroleiras, usinas, bancos… e até as empresas de consultoria. O mercado é bem amplo, e não há limites para um profissional bem preparado.
E você, já pensou em fazer engenharia? Comente aqui qual área mais te atrai nesta profissão.
Comentários