
Por Quezia Dias
Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Universidade da Amazônia (UNAMA), Universidade da COP30, promoveu, nos dias 21 e 24 de março, o "Down Day". A iniciativa atendeu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), oferecendo atividades recreativas com as crianças, sob coordenação do setor de Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior.
O projeto Down Day aconteceu em Belém e Ananindeua, tendo como objetivo alegrar crianças e proporcionar prática profissional aos universitários. Participaram da ação os cursos de Artes Visuais, Design Gráfico, Educação Física, Jornalismo, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social, Nutrição, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Gastronomia.
Durante a ação, os pequenos participaram de oficinas de pintura, aulas de ritmo, práticas de higiene bucal e alongamento, gincanas e degustação de biscoitos amanteigados. Além disso, peças teatrais e palestras sobre direito da pessoa com síndrome de Down fizeram parte da programação.
De acordo com Tamilis Silva, coordenadora de Responsabilidade Social da UNAMA Belém, prestar serviços de apoio a essas pessoas é uma política de amparo, dando notoriedade à sua existência e aos desafios que enfrentam para a superação do preconceito social. "Essa ação tem objetivo de expressar nosso respeito e nossa admiração a todas as crianças, seus pais e à APAE. Oferecemos suporte socioemocional e, ao mesmo tempo, inserimos nossos alunos a diferentes realidades para eles colocarem em prática os ensinamentos de sala de aula", afirma.
Comentários