
Por Juan Lapa
A UNAMA Rio Branco apresentou, no mês de março, a Cadeira Vazia e o Espaço Ser na Instituição de Ensino Superior (IES). O lançamento de ambos os projetos faz parte do calendário de responsabilidade social da faculdade.
A iniciativa Cadeira Vazia faz parte do programa Ser Mulher, da IES, e tem o objetivo de chamar atenção tanto da comunidade acadêmica quanto da sociedade em geral aos casos de feminicídio. A intenção de expandir as iniciativas à população é uma maneira de alertar ainda mais sobre as consequências desse crime contra a mulher.
As cadeiras vazias estão em todas as salas da Instituição e são sinalizadas com a mensagem do projeto, além de um QR-Code com acesso à cartilha informativa a respeito da violência, bem como os principais canais de denúncia. Elas representam uma vítima de feminicídio que poderia estudando.
Já o Espaço Ser é voltado ao atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O local funciona como uma sala silenciosa de acolhimento para as pessoas que apresentam sensibilidade ao barulho possam fazer tarefas, realizar provas, estudar ou ter um momento de concentração.
“A cadeira vazia representa muito mais do que uma ausência física. Ela simboliza uma vida interrompida pelo feminicídio. Uma estudante poderia estar aqui, sonhando, aprendendo, construindo um futuro. Já o espaço dedicado ao atendimento de alunos com transtornos reafirma nosso compromisso com a inclusão e o acolhimento. Ações como essas traduzem, na prática, a forma como acreditamos no impacto da Instituição: a educação deve ser um direito seguro, acessível e humano para todas as pessoas", destaca Fábio Santos, diretor da UNAMA Rio Branco.
Ser Mulher
Todas as Instituições de Ensino Superior mantidas pela Ser Educacional terão uma cadeira vazia adesivada relacionada a casos de feminicídio. Para as mulheres vítimas de violência doméstica, a rede de ensino oferece bolsas de graduação digital 100% gratuitas. O projeto é do programa Ser Mulher, que conta com o apoio do Instituto Banco Vermelho, Instituto Maria da Penha e Grupo Mulheres do Brasil, e oferece também apoio psicológico, suporte emocional e atendimento jurídico para as vítimas tirarem dúvidas e receberem assistência durante todo o processo. O Espaço Ser funciona ao lado do CRA, localizado do Via Verde Shopping - Estrada da Floresta, 2320.
Comentários