
Durante a graduação, inúmeros são os tipos de trabalhos que o aluno precisa dar conta. Entender a metodologia e as regras de cada um é o primeiro passo para obter bom êxito, ou, em outras palavras, aquela nota bonita no histórico escolar. O resumo é um exemplo de tarefa acadêmica que pode assustar a princípio. Entenda como ele deve ser feito e tome nota de algumas dicas.
São dois os tipos de resumo, acadêmico e científico. Este primeiro é a síntese de uma leitura feita anteriormente; simplificando, um texto sobre outro texto. Nele, o aluno irá falar sobre o que leu, de forma concisa e objetiva. Este trabalho deve ser escrito em terceira pessoa e não se pode esquecer de mencionar o autor da obra que lhe originou e aspear qualquer trecho que for transcrito, como orienta o professor Francisco Edson, da FIT/UNAMA: "Se o aluno quiser colocar uma parte literal, isso deve ser feito entre aspas para mostrar que aquelas palavras não são dele, mas sim do autor".
Já o científico vai funcionar como a propaganda de um trabalho científico do próprio estudante. “Todo artigo, monografia, dissertação ou tese deve ter um”, explica a professora Danila Cal, da UNAMA. Aqui, o desafio é sintetizar em 300 palavras uma pesquisa elaborada durante anos, geralmente com mais de 200 páginas. "Dependendo do tamanho do trabalho, o resumo deve ter uma quantidade de caracteres e o aluno deve verificar nas normas da instituição quantas devem ser", diz Danila. Ele deve conter, de forma enxuta, a ideia central de um artigo, por exemplo, explicitando os objetivos da pesquisa, as principais bases teóricas que a alimentaram, indicação da metodologia usada e apresentação de, pelo menos, um aspecto da conclusão. "O resumo deve ter todos estes elementos porque ele serve como porta de entrada para a pesquisa da pessoa", finaliza. O segredo é despertar o interesse na leitura do trabalho do qual se trata, como o trailer de um filme.
Guarde estas dicas!
Resumo acadêmico
- Deve ser curto, conciso e objetivo
- Escrito em terceira pessoa
- Autor e título da obra que o originou são informações básicas
- Usar aspas quando transcrever uma parte da obra
Resumo científico
- Deve chamar atenção para o trabalho acadêmico do qual se trata
- Apresenta a ideia geral do artigo
- Não podem faltar: objetivo, bases teóricas, metodologia e conclusão
Comentários