
O metabolismo dos carboidratos, dos lipídeos, compostos nitrogenados; regulação e integração metabólicas fazendo a correlação da aplicação de tal conhecimento fazem parte do conteúdo programático da grade curricular do curso de Medicina Veterinária. Por conta deste estudo, estudantes do primeiro semestre da FIT/UNAMA dos turnos manhã e tarde realizaram aulas práticas sobre avaliação alimentícia dos animais do Zoológico da UNAMA (ZOOUNAMA) na última semana.
A atividade consiste na avaliação educacional da disciplina Bioquímica, ministrada pela professora Adjanny Estella. Durante as aulas práticas, os alunos puderam perceber e avaliar a nutrição dos mamíferos, répteis e demais espécies existentes no zoológico. O médico veterinário Jairo Moura, responsável pelo acompanhamento de nutrientes do ZOOUNAMA, fez dinâmicas com os calouros durante a trilha que durou uma hora e meia.
Após a exploração, os acadêmicos realizaram um teste que servirá como nota avaliativa da disciplina e puderam trocar experiências com a natureza. Eles se dividiram em várias equipes e ficaram espalhados pelo espaço disponível com mesas e cadeiras. Participaram da aula-campo mais de 130 estudantes dos turnos da manhã e tarde.
Segundo Adjanny Estella, doutora em Genética e Biologia Molecular, a disciplina exige que os alunos desde o primeiro semestre identifiquem em campo as biomoléculas estudadas em sala de aula. “O conteúdo engloba o conhecimento sobre as biomoléculas, incluindo os aminoácidos, as proteínas, os carboidratos, os lipídeos, os nucleotídeos e os ácidos nucleicos, além das membranas biológicas, vitaminas, minerais e coenzimas. Desse modo, todo conhecimento repassado pelo veterinário aqui no zoológico, servirá para as atividades passadas em sala de aula, principalmente sobre os aspectos cinéticos e metabólicos dos animais”, explica a docente.
Comentários