Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Acompanhamento com odontopediatra pode prevenir doenças

A cirurgiã-dentista Marila Loureiro ressalta que as idas ao dentista devem ocorrer mesmo na ausência de problemas com cárie
Assessoria de comunicação Por: 09/12/2024 - 16:36 - Atualizado em: 09/12/2024 - 16:59
Imagem: Freepik

Por Henrique Brito

A saúde bucal dos pequenos é um dos aspectos essenciais no seu desenvolvimento e a odontopediatria desempenha um papel fundamental durante esse processo. Essa especialidade da odontologia se dedica ao cuidado de crianças desde o nascimento até os 12 anos de idade.
 
Mariela Ramalheiro Loureiro, especialista em Odontopediatria e coordenadora do curso de Odontologia da UNAMA Santarém, explica como essa área é vital para prevenir e tratar problemas dentários nas primeiras fases da vida.
 
Quando levar a criança ao odontopediatra?
Segundo a professora Loureiro, o ideal é que os pais levem seus filhos ao profissional antes mesmo de qualquer patologia aparecer. "Geralmente, quando o bebê tem cerca de cinco ou seis meses de idade, já é o momento certo para começar as visitas. O odontopediatra irá cuidar da cavidade bucal e orientar os responsáveis sobre a higienização adequada, preparando para o surgimento dos primeiros dentes", comenta a especialista.
Os principais problemas dentários na infância
Durante a infância, a cárie dentária é uma das patologias mais comuns, tanto em incidência quanto em prevalência. Levar a criança ao odontopediatra o mais cedo possível permite que os pais recebam orientações para evitar problemas futuros. Além disso, distúrbios com o bruxismo também podem ser identificados e tratados.
 
"O bruxismo, que é o ranger dos dentes, acomete principalmente crianças de cinco a seis anos. Embora não tenha cura, pode ser estabilizado com placas de resina acrílica", explica Loureiro.
Chupeta: vilã ou mocinha?
A especialista destaca que a chupeta não deve ser vilanizada completamente. "Tudo depende da duração, intensidade e frequência do uso. Ela pode causar problemas se usada de forma inadequada, mas, com orientação, é possível minimizar os riscos", afirma.
O medo bateu. E agora?
Para os pais que nunca levaram os filhos ao dentista, os odontopediatras são os mais indicados para tratar crianças, especialmente quem têm medo do ambiente de atendimento. Isso porque os consultórios desses profissionais são, geralmente, convidativos e eles utilizam jalecos coloridos para evitar associar o momento a experiências negativas anteriores, como vacinas e internações hospitalares. "A primeira consulta é focada em criar uma relação de confiança com o pequeno, explicando o processo e conhecendo o ambiente antes de iniciar qualquer tratamento", ressalta Loureiro.
Atenção aos detalhes
Levar a criança ao odontopediatra desde cedo é essencial para garantir uma saúde bucal adequada e prevenir problemas futuros, garantindo os sorrisos saudáveis. Mariela Loureiro recomenda os pais levarem seus filhos ao profissional logo nos primeiros meses de vida para que seja criada uma relação de acolhimento e segurança. "Queremos que os pequenos nunca tenham problemas dentários. Isso só é possível com orientação e educação adequadas para os responsáveis", conclui.
 

 

Comentários