
Há anos se discute os malefícios das embalagens não recicláveis ao meio ambiente. As de plásticos, por exemplo, podem durar umas cinco gerações humanas, o que equivale a cerca de 400 anos. E mesmo que fiquem em menores partículas, elas continuam no ambiente contaminando solo e lagos por outras décadas. É por isso que começar hoje a ter consciência ambiental, com tarefas simples do dia a dia, pode mudar aos poucos o futuro.
Pensando em contribuir para o despertar sustentável, a UNAMA - Universidade da Amazônia iniciou a campanha "Desafio 30 dias sem copos descartáveis". Docentes e acadêmicos vão ganhar copos reutilizáveis, além de receber orientação sobre o descarte correto de resíduos sólidos. A expectativa é acabar 100% com o uso de copos plásticos em todos os setores.
Esta iniciativa integra o calendário anual do Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA e das instituições UNINASSAU, UNG, UNIVERITAS, UNINORTE, UNINABUCO, UNIJUAZEIRO, UNIFACIMED, UNIFASB e UNESC, por meio da mantenedora, o Ser Educacional, com sede em Recife (PE). A atividade é em alusão ao Dia da Terra, celebrado no último dia 22 de abril.
Há dois anos, a Universidade da Amazônia iniciou uma mobilização interna para troca dos copos plásticos descartáveis para os reutilizáveis. Segundo a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA, Regina Teixeira, essa nova ação vem para reforçar o compromisso de sermos agentes multiplicadores. "Está na nossa matriz pensar, pesquisar e transformar a sociedade em um local melhor, visando as gerações futuras e no desenvolvimento local sem agressão ao meio ambiente. Com essas ações, nós reafirmamos o compromisso enquanto universidade social e seguimos trabalhando não só para formar acadêmicos qualificados e exemplares, mas profissionais engajados na sustentabilidade", disse a gestora.
Os 30 dias passam a contar a partir desta terça-feira, dia 27. Para conhecer essa e outras ações de Responsabilidade Social da universidade, acesse: unama.br.
Comentários