
Entender as relações de convívio em uma determinada sociedade não é uma tarefa tão simples. Para isso, a ciência social existe, com o intuito de estudar, analisar dinâmicas, regras, normas, classes sociais e culturais de um grupo com seus respectivos segmentos. Pensando nisso, elaboramos quatro áreas que o profissional desta área pode atuar, abrangendo um vasto leque de setores da sociedade, confira:
Ciência Política
Neste segmento, o estudo é direcionado para análise de sistemas, organizações e processos relacionados à política de uma sociedade. De maneira geral, a ciência política analisa a estrutura, mudanças e processos governamentais que regem uma sociedade, de modo que possam contribuir para promoção de justiça, segurança e direitos civis.
Um cientista político pode trabalhar em empresas, sindicatos, igrejas e demais instituições, com intuito de analisar o processo de gestão e diretrizes, em prol de melhor desempenho desses grupos.
Antropologia
A antropologia é um segmento das Ciências Sociais que se dedica a investigar a cultura e as diversas manifestações do homem, desde a linguagem a ritos religiosos. O antropólogo de formação pode trabalhar com comunidades diversas catalogando e etnografando seus costumes, ritos, linguagens e hábitos a fim de manter um relato o mais fidedigno quanto possível dessas realidades.
Trabalhos antropológicos podem auxiliar por exemplo, na criação de diagnósticos, catalogações e pareceres cultural-sócio-econômicos para a criação de políticas públicas que visem promover a equidade entre as pessoas.
Sociologia
É uma área que estuda as questões referentes ao homem e seu comportamento em determinada sociedade. Diferente da antropologia, a sociologia tem estudo mais direcionado para a sociedade, como um todo. De que forma e por que os seres humanos se relacionam de uma maneira particular.
Um sociólogo pode atuar como docente das redes públicas e privadas, do ensino fundamental, médio e superior.
Educação
Um dos campos mais procurados pelos profissionais de Ciências Sociais, é a educação, em que o profissional pode exercer funções de ministrar aulas, no ensino fundamental e médio, bem como atuar em universidades. Se optar em dar continuidade aos estudos, pode ainda atuar como cientista social, cientista político ou antropólogo com pesquisas voltadas para jornais e revistas de pesquisa de público alvo, bem como elaboração de artigos, colunas e matérias sobre assuntos sociais, culturais e políticos.
Outro destaque na educação é seguir estudos com um mestrado e doutorado.
De acordo com a Fundação Instituto Pesquisa Econômica (Fipe), os salários a depender da área de escolha, pode variar de R$ 2.536 a R$7.250.
Ficou interessado na carreira em Ciências Sociais? Conta para a gente! Conheça também nosso curso de Serviço Social.
Comentários