Por Brena Karoliny
O Núcleo de Estudos em Ruminantes na Amazônia (NERAMA), projeto do curso de Medicina Veterinária da Universidade da Amazônia (UNAMA), realizou a II Semana de Integração no dia 11 de março, no campus Ananindeua.
A professora da Unama e coordenadora do NERAMA, Edwana Monteiro, mencionou que o evento foi criado em setembro de 2016 com o objetivo de despertar nos alunos do curso o senso de pesquisa através da iniciação científica e extensão, estimulando a busca pelo conhecimento além dos muros da universidade, fortalecendo, assim, o ensino-aprendizagem. A intenção é promover projetos que contemplam a comunidade acadêmica com atividades informativas e educativas, que aproximam os alunos e a Universidade de seu papel social, como as Semanas de Integração”, afirma.
A II Semana de Integração contou com dois palestrantes: Renata Levy, estudante do curso, que abordou o tema “Manejo Sanitário em Ovinos” e o Dr. Rinaldo Viana que palestrou sobre “Sanidade de Grandes Ruminantes”. “A intenção foi abordar aspectos zootécnicos do manejo sanitário, mostrando sua importância na saúde e na produção animal. Com o intuito de relacionar o papel do médico veterinário ao proprietário, visando lidar com o lucro que o manejo correto poderá gerar e, como isso, contribuir efetivamente para o bem estar animal”, comenta Renata Levy sobre a palestra ministrada.
A I Semana, que ocorreu em 9 de fevereiro deste ano, reuniu cerca de 220 estudantes no salão do auditório David Mufarrej , localizado no campus UNAMA Alcindo Cacela. A coordenadora ressalta que os encontros irão ocorrer uma vez por mês até o final do semestre, onde integrantes do núcleo e professores convidados ministrarão palestras com temas variados dentro da proposta de pesquisa do NERAMA.
Comentários