
Vai chegando o período de provas e, com ele, os testes práticos. Seja cursos como Jornalismo, Medicina, Arquitetura e Urbanismo e até mesmo Direito, por exemplo, os estudantes devem passar por aulas e provas práticas, a fim de que aprendam e provem que aprenderam as habilidades funcionais das profissões que escolheram seguir.
Mas justamente nessas atividades bate a dúvida: o que estudar? Já que não é algo teórico, muitos alunos ficam sem saber como se preparar para as provas práticas. Então, como “se garantir” no momento da prova? Relembrar o que foi dito em aula? Pesquisar outras pessoas fazendo as atividades no dia a dia de suas profissões? Pedir uma ajuda aos colegas?
Para ajudar você, preparamos uma lista de formas de estudar para as provas práticas. Confira:
Fique atento às aulas e produza as atividades práticas passadas pelos professores
Esse é o melhor momento de aprender e não ficar para trás na explicação. As aulas são onde você vai entender, com ajuda do professor, como são realizadas as atividades práticas de cada profissão. O docente provavelmente também vai passar atividades relacionadas às praticidades e, nelas, os estud
Relembre o que aprendeu em sala de aula com um profissional da sua área
Seja um amigo seu arquiteto que vai te ensinar a executar os planejamentos dos espaços urbanos ou até mesmo aquele noticiário que você está vendo na televisão, com as famosas passagens e stand ups nas reportagens. Tente resgatar na memória o que fazer que deve ser feito, passo a passo, nas funcionalidades práticas da sua profissão e relembre com quem já está fazendo.
Procure aprender com o colegas de turma
Seus amigos também estão lá para te ajudar. Caso você não lembre como fazer aquele stand up gravado, no jornalismo, por exemplo, pergunte a um colega seu de turma como faz. Ele com certeza vai te auxiliar nisso e te explicar como passo a passo.
Use a internet ao seu favor
Aproveite o tempo livre antes da prova para estudar. Como muitas vezes não existem livros que deem o passo a passo das atividades práticas - cabendo ao aluno o “dom” de saber fazer -, a internet e sua infinidade de artigos, vídeos, fotos, textos pode ajudar.
E aí, gostou das dicas? Conte pra gente!
Comentários