
Talvez você conheça o ditado “a diferença entre remédio e veneno é a dose”. Este é um dito que todo farmacêutico tem bem arraigado dentro de si: o profissional de Farmácia desenvolve, produz, manipula e indica medicamentos, numa função que existe há muito tempo.
Desde os tempos mais remotos, o ser humano utiliza materiais encontrados na natureza para tratar e melhorar de alguma forma os seres vivos. Com o tempo, o trabalho dos boticários - os “patriarcas” da farmácia - e a medicina evoluíram e, hoje, o farmacêutico usa seus conhecimentos para oferecer um cuidado com a saúde que é exclusivamente de sua responsabilidade.
“O farmacêutico é o profissional do medicamento” comenta o professor do curso de Farmácia da UNAMA, Ediberto Nunes. “Entre os vários trabalhadores da saúde, ele aquele que está legalmente habilitado a produzir, indicar e orientar os pacientes para o uso dos medicamentos”, explica. Segundo o professor, os farmacêuticos são imprescindíveis no cuidada da saúde por poderem “contribuir com a orientação do uso correto do medicamento e as interações medicamentosas”.
Mas, apesar de ser, sem dúvidas, a área mais ligada ao farmacêutico, existem mais de 50 outras linhas de atuação para esses profissionais: de pesquisas até as análises clínicas, passando por acupuntura, gestão e atendimento estético e cosmetológico. Hoje em dia, farmacêuticos habilitados podem, inclusive, realizar atendimentos clínicos - limitados, mas responsáveis.
Confira abaixo o vídeo do professor Elzio Vieira, coordenador do curso de Farmácia, e conheça um pouco mais sobre o profissional que está na linha de frente da prevenção da saúde e do bem-estar.
Comentários