
O curso de Comunicação Social da FIT/UNAMA promove, nesta quarta-feira (22), uma palestra sobre a importância da fotografia no jornalismo amazônico. O evento será às 19h15 no auditório central da instituição, em Santarém. A palestra é aberta ao público em geral e destinada para profissionais e acadêmicos que utilizam o recurso da fotografia em suas produções.
A Roda de Conversa visa valorizar o material imagético produzido na Amazônia e catalogá-lo para o desenvolvimento sustentável da região. Os palestrantes convidados serão os fotojornalistas Chico Ferreira e Luciana Whitaker. Ambos atuam na área há 30 anos e possuem ampla experiência em várias revistas e jornais nacionais.
Para Chico Ferreira, a fotografia não deve apenas ser uma impressão, deve atuar como um instrumento de desenvolvimento da sociedade nos seus contextos mais importantes. “Estaremos apresentando o agente da notícia no aspecto documental do fotojornalismo no olhar antropológico”, destaca o jornalista.
Durante o evento, haverá debates sobre trabalho jornalístico antropológico com exposição de aproximadamente 30 fotografias. Serão abordados temas como a função social da imagem, especialmente no contexto amazônico e a importância de se publicar e catalogar o material.
Sobre os palestrantes
Francisco Ferreira é natural do Rio de Janeiro, iniciou sua carreira no início dos anos 80 como fotógrafo e laboratorista da secretaria de estado da cultura e esporte do Estado do Paraná. Foi membro da Agência Angular de Fotojornalismo e colaborador de algumas da principais revistas e jornais do país.
Luciana Whitaker ganhou o Prêmio de melhor fotografia de jornalismo da América Latina.
Serviços
Palestra e exposição de fotografia sobre trabalho jornalístico antropológico.
Local: Auditório da FIT/UNAMA
Data: 22 / 03 / 2017
Hora: 19h15
Comentários