Comportamento alimentar e clínica esportiva foram os assuntos tratados durante o II Congresso Nacional de Nutrição, que integra o II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Saúde da Universidade da Amazônia (UNAMA). Com o tema “Inovação e perspectivas atuais no campo da Nutrição”, os profissionais abordaram temáticas relacionadas a atualidade. As atividades tiveram início nesta quinta-feira (30), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.
No minicurso “Comportamento alimentar e os desafios na prática clínica”, a nutricionista comportamental Maria Leirice falou sobre os fatores que influenciam na alimentação das pessoas. “Estado fisiológico, genético, psicológico, cultural, condições ambientais e econômicas são os principais fatores que influenciam nos hábitos alimentares, contudo, vale salientar que é desde o nascimento da criança que os costumes de uma alimentação saudável devem ser inseridos no dia-a-dia”, comenta.
Relacionando os hábitos alimentares com exercícios físicos para uma vida saudável, a personal health e nutricionista Débora Lima falou sobre o atendimento clínico do esportista. Durante o minicurso, ela explicou que, além de entender quais são os hábitos alimentares do esportista, é necessária a realização de constantes avaliações para atualizações. “O nutricionista é o único que pode fazer o cálculo de proteína e carboidratos do corpo e, posteriormente, o planejamento alimentar, que resultará no melhor desenvolvimento do esportista”, disse.
A abertura oficial do congresso ocorrerá hoje, às 19h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Dr. José Janguiê Diniz, reitor da UNAMA, fará o pronunciamento de abertura. A conferência “Empreendedorismo na área da saúde” será ministrada por Tiago Souza, o doutor em Saúde Pública e parecerista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Saúde.
Comentários