
A segunda edição do Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Saúde teve seu início marcado pela reunião de vários especialistas de renome nacional e internacional. O evento, que tem como tema a assistência, inovação e empreendedorismo, é promovido pela Universidade da Amazônia, a UNAMA. As atividades estão sendo realizadas no Hangar Centro de Convenções da Amazônia e seguem até o sábado (1).
Para abrir o evento, o reitor da UNAMA e fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, José Janguiê Diniz, ressaltou o progresso da tecnologia que possibilitou avanços da medicina e as melhorias dos meios de diagnósticos e tratamentos. “ As inovações ajudam a salvar vidas, antecipam a detecção de doenças, aliviam dores e contribuem com áreas críticas da gestão hospitalar. O Brasil tem despontado no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a saúde”, destacou Janguiê.
A conferência de abertura sobre “Empreendedorismo na área de saúde” foi ministrada pelo mestre em Saúde Coletiva, Tiago Souza. “O empreendedorismo na área da saúde é essencial para nós que somos profissionais com um olhar essencialmente técnico. Carecemos de um olhar amplo para identificar as características empreendedoras na saúde com casos de sucesso”, comentou o professor.
Ainda na primeira noite de atividades, a Comenda UNAMA foi concedida a instituições e personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram no campo educacional ou prestam relevantes serviços em prol da ciência e da tecnologia, do desenvolvimento econômico e social, do esporte, do ensino ou da cultura brasileira.
A primeira personalidade agraciada pelo curso de Psicologia durante este II Congresso Multidisciplinar de Saúde foi Solange Soares, especialista como psicóloga escolar; A segunda personalidade agraciada pelo curso de Enfermagem foi Margareth Imbiriba, mestre em Enfermagem e especialista em Epidemiologia para Gerência dos Serviços de Saúde; a professora e nutricionista Vanessa Vieira também recebeu a homenagem, como terceira agraciada da noite.
O Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Saúde tem uma extensa programação. Serão mais de 15 conferências e mesas redondas realizadas até o sábado (1), quando são esperadas mais de duas mil pessoas durante os três dias de congresso. Dentre os nomes mais aguardados estão Dra. Joana Novaes, que vai falar sobre as Doenças da Beleza, a professora Silvia Cozzolino, com o tema “Novos conhecimentos sobre as propriedades nutricionais e funcionais dos alimentos regionais”, a professora Elizabeth Teixeira, que discute sobre “Desenvolvimento participativo de Tecnologias: Caminho” e Dra. Claudiane Fukuchi, que ministrará minicurso sobre “Fisioterapia Análise Clínica da Marcha no Paciente Neurológico”.
Comentários