Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


As incontáveis riquezas da gastronomia da Região Norte

Cultura, sabor e criatividade se unem na gastronomia da região Norte.Conheça algumas iguarias da região.
Por: Caroline Melo 29/11/2016 - 10:55 - Atualizado em: 01/12/2016 - 09:52
Imagem: Shutterstock
O açaí além de saboroso, é hiper nutritivo
Se fosse competição, a Região Norte ganharia dezenas de medalhas de ouro: além de ser a maior entre as cinco regiões do Brasil, lá também se localizam os estados com maior território nação. Também é onde está a maior reserva florestal e a maior bacia hidrográfica do mundo e, claro, o rio Amazonas que talvez não seja o maior do mundo, mas é assunto de um dos maiores debates sobre a importância da preservação ambiental. Olhando assim, não é nada difícil acreditar quando se diz que as riquezas da culinária nortista são, também, enormes.
 
 
Uma das facetas culturais mais curiosas para quem é de fora com certeza é a gastronomia da região, baseada em muitos ingredientes únicos com modos de preparação característicos, herdados principalmente dos povos indígenas que deixaram uma importante marca na região. História, costumes e povos diferentes se misturam para formar uma cultura que nos oferece muito - e é conhecida como uma das mais saudáveis do país.  
 
Um só ingrediente é utilizado em incontáveis formas diferentes. Entre os vários exemplos aparece o cupuaçu, fruta que se faz presente em suco, vitamina, sorvete, compota, geleia... O açaí também é presença constante e é consumido de várias formas - incluindo como acompanhamento para pratos salgados. Na região ainda se encontram pratos com peixes como a moqueca de tucunaré, creme de pirarucu (o “bacalhau amazônico”) e o tambaqui. Tem o urucum, jambu (da qual também se fabrica cachaça), guaraná, castanha do pará. E não se pode falar de cultura sem mencionar também o tacacá, o pato no tucupi, bolo de macaxeira, pirarucu de casaca…
 
Confira neste link a matéria realizada pela TV UNAMA sobre a produção de tacacá, umas das iguarias mais populares de Belém, e tradição indispensável na Região Norte. 

Comentários