
Você se lembra como aprendeu a falar português? Os bebês vão aprendendo sua língua materna ao passo que escutam os pais, familiares e pessoas próximas. Quanto mais ouvem, mais eles apreendem e vão tentando reproduzir aqueles sons até que passam a falar também. A mesma lógica se aplica quando se deseja aprender um novo idioma: ouvir é essencial. O listening é uma ferramenta poderosa no aprendizado e existem inúmeras formas de explorar essa técnica.
A premissa do listening é: ouvir todo dia. Quanto mais você ouvir mais familiarizado ficará com o idioma - lembre-se da lógica dos bebês - e mais natural este lhe parecerá. Ouvindo você passará a entender melhor e a apreender as pronúncias, consequentemente, falará melhor, também, pronunciando corretamente outra palavra. Além disso, o seu vocabulário aumentará e, quando menos perceber, você já estará até pensando no idioma estrangeiro, assim como faz quando precisa falar na sua língua original.
Para praticar o listening existem diversas ferramentas, muitas delas, inclusive, bem divertidas sendo possível aprender enquanto se diverte. Confira estas dicas e comece agora mesmo.
- Música
Ouvir música é uma ótima maneira de praticar o listening. Você pode escolher os estilos e artistas que mais te agradam e ouvir sempre que for possível. Outra dica é ler as letras das músicas e suas respectivas traduções. Este exercício te ajudará a compreender uma ou outra palavra que porventura tenha soado mais estranha e também te ajudará a aumentar o vocabulário.
- Rádios online
Ouvindo rádio você estará exposto à língua falada por seus nativos, ou seja, ouvirá o idioma real, com suas expressões idiomáticas, diferente das fórmulas didáticas dos livros. É fácil achar na internet sites de rádios estrangeira que disponibilizam sua programação em tempo real. Escolha uma e ouça sempre que possível.
- Filmes e séries
Aqui você também pode escolher os filmes e séries do estilo que mais te agrada para ouvir o idioma que está estudando. A dica é procurar filmes que tratem do presente mas relatando acontecimentos do passado para ouvir diferentes tempos verbais. OUtra maneira de facilitar o processo é escolher filmes que abordem temas do cotidiano, como primeiro amor, divórcio ou conflitos familiares pois, certamente, contará com palavras bastante usadas no dia a dia. Lembre-se de assiStir ao filme mais de uma vez, te ajudará a fixar o que for ouvido.
- Exercícios
Você pode procurar livros que tenham exercícios de listening. Eles são geralmente curtos, com 10 ou 15 minutos, e trazem scripts para que você os acompanhe. Aqui a repetição também conta bastante e te ajudará a apreender o conteúdo.
Exames internacionais
Existem alguns exames para testar a proficiência em determinados idiomas e que são importantes para quem deseja estudar ou trabalhar fora. Em se tratando da língua inglesa, os mais pedidos são o Toefl, Ielts e os de Cambridge. Eles têm uma demanda expressiva quanto ao listening. Entenda como cada um funciona.
Toefl - Este exame é exigido para o ingresso de universidades em empresas ao redor do mundo, sobretudo nos Estados Unidos e no Canadá. Ele pode ser realizado durante todo o ano, em várias cidades brasileiras e, geralmente, é aplicado em escolas de inglês. O Toefl tem duração de quatro horas divididas em Speaking, Reading, Writing e Listening, este último trazendo de 34 a 51 perguntas.
Ielts - O Ielts é muito pedido na Europa, foi desenvolvido pela Universidade de Cambridge e é administrado pelo British Council. A prova pode ser feita em lugares conveniados e dura quase três. A diferença aqui é que a prova oral é aplicada por um examinador e só a parte do listening costuma ter 30 minutos de duração.
Cambridge - A Universidade de Cambridge conta com um conjunto de certificações cada uma para um propósito específico. Um dos principais é o FCE - First Certificate in English. O FCE, por exemplo, é dividido em cinco partes e o listening costuma durar 40 minutos.
Gostou das dicas? Conta pra gente como você faz para estudar um idioma estrangeiro?
Comentários