
Teve início na manhã desta quinta-feira (30), no auditório do Hangar Centro de Convenções da Amazônia, a programação do o II Congresso Nacional de Enfermagem, inserido no II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Saúde da Universidade da Amazônia (UNAMA). Em dois minicursos, foram abordaos temas como: O empreendedorismo como prática inovadora para a Enfermagem; Cuidados avançados nas feridas e estomias; e Emergências obstétricas e neonatais.
“Emergências obstétricas e neonatais” foi um dos minicursos de maior destaque durante o primeiro dia de atividades e contou com o diferencial de ter três profissionais renomados para ministrar a aula. Rejane Cavalcante, Lorena Saavdera e o médico Richard Jons, trabalharam o assunto de maneira teórica e prática.
Um boneco, simulando uma criança, foi utilizado como demonstração de como deve ser o atendimento. Para a especialista em Pediatria, Rejane Cavalcante, querer que as crianças sobrevivam e vivam bem, é básico para que todo profissional de saúde tenha conhecimento sobre o assunto. “Esse tema trata do momento do nascimento, de como conduzir um recém-nascido e a importância do primeiro minuto de vida, que é um minuto decisivo e definitivo”, disse.
Com uma temática bem diferente, a especialista em Estomaterapia, Lisiany Moreira, administrou o workshop sobre “Cuidados avançados nas feridas e estomias”. Ela mencionou que para trabalhar nessa área é preciso gostar e ter aptidão para desenvolver as atividades necessárias. Por ser um campo em que é preciso tratar diretamente com feridas, inclusive expostas, a busca pelo profissional de estomia vem crescendo. “O mercado de trabalho precisa de mais pessoas atuando nesse campo. É preciso gostar do assunto para trabalhar com efeito e ter qualificação para saber como cada ferida deve ser tratada”, afirma.
O Dr. Janguiê Diniz, reitor da UNAMA, fará o pronunciamento de abertura oficial do congresso hoje, às 19h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Logo após, terá início a conferência magna “Empreendedorismo na área da saúde”, administrada pelo doutor em Saúde Pública e parecerista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Saúde, Tiago Souza.
Comentários