
Personagens de quadrinhos, heróis, desenhos animados, poços mágicos e muita criatividade para fazer bonecos de pneus que customizaram às margens do canal da travessa Antônio Baena, ao lado da UNAMA – Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela, no bairro da Pedreira. A atividade foi montada na segunda-feira (22), em alusão ao Dia da Terra, por cerca de 200 alunos de três engenharias - Civil, Produção e Ambiental e Sanitária. A organização durou duas semanas entre o processo criativo e mapeamento dos materiais reciclados.
Foram confeccionados 41 bonecos, feitos a partir de 123 pneus doados e/ou encontrados pelas ruas de Belém. A iniciativa ecológica surgiu por meio das parcerias entre o Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA e as coordenações os cursos. De acordo com o integrante do Núcleo, Emerson Rodrigues, a tarefa já consta na grade curricular da disciplina de hidrologia. “Os alunos dos cursos de Engenharia trabalham bastante a questão de preservação ambiental e necessitam de práticas relacionadas ao aproveitamento de resíduos sólidos. Essa foi uma opção descontraída para abordar temas sérios, como o saneamento básico”, disse o professor.
O grupo da acadêmica de Engenharia Civil, do 7º semestre, Paola Souza, adora a temática jogos e desenhos. Eles trouxeram personagem da animação Hora de Aventura. "Gostamos da iniciativa, porque nos tirou um pouco de sala de aula. A atividade também contribuiu para conscientizar todos sobre como amenizar os danos decorrentes da poluição e que infelizmente estão presentes na nossa área", ressaltou.
Esses projetos apresentam à sociedade os resultados dos estudos e pesquisas de acadêmicos e docentes. “Cada um de nós é responsável pelo bem-estar social e essa é uma contribuição da UNAMA. Durante a programação, os alunos ficaram livres para fazer a montagem e escolha das mudas. Os alunos escolheram hortaliças, plantas floríferas e ornamentais para compor o cenário e projetar uma nova identidade para além dos constantes alagamentos na área”, finaliza.
Comentários