
A Universidade da Amazônia (UNAMA) mais uma vez é destaque nos esportes. A Universidade conquistou primeiro lugar na Liga Esportiva Universitária (LEU) nas seguintes modalidades: futebol de campo masculino, basquete masculino, voleibol masculino,futsal feminino e tênis de quadra masculino. E o segundo lugar na modalidade futsal masculino. Para os experts dos esportes a UNAMA se tornou o “papa” títulos das competições universitárias.
Integrante do time de futebol de campo, Luiz Felipe Palheta, pós-graduando em Nutrição Esportiva, comenta sobre os benefícios e dificuldades da rotina como aluno e atleta. “O esporte universitário é importante pelo fato de poder praticar meu esporte e dar continuidade aos treinamentos, mesmo em meio à rotina acadêmica. Os benefícios são inúmeros, como o bem estar físico e mental; diversão e alegria em praticar esporte; amizades; e representar meu estado e instituição em competições nacionais", conta. Ainda segundo Luiz, a maior dificuldade é encontrar tempo para treinamento, devido a rotina de estudos e trabalho.
Atleta da equipe do futsal feminino a pós-graduanda em Marketing e Publicidade, Andressa Soares, conta que como o esporte promove a inclusão e benefícios à saúde.“Ele (esporte) serve como forma de inclusão na sociedade. Ainda ajuda na disciplina, convívio social entre outros fatores como benefícios na saúde, diminuição do sedentarismo. Também tem as relações internas e externas, pois o esporte cria ligações com estudantes de outras faculdades, outros esportes, outras cidades. Isso é bem legal, trocar experiências, conhecer culturas e lugares diferentes”, explica.
O coordenador do Núcleo de Educação e Desporto da instituição (NED) e professor da UNAMA, Almir Figueiredo Filho, comenta a relevância do esporte para os estudantes. “A motivação é o mais importante para os estudantes, pois participar das equipes esportivas melhora qualidade de vida através dos treinamentos, além da oportunidade de viajar,conhecer novos estados e novas amizades”, explica.
O professor ainda ressalta que os treinos não param e as equipes continuam se preparando para as próximas competições que ocorrem no Estado, como as seletivas para os Jogos Universitários Brasileiros ( JUB'S) 2017.
Atualmente as equipes estão participando dos Jogos Internos UNAMA que terminam neste sábado (08), a partir das 9h, no Ginásio de esportes do CESEP.
Comentários