
A gestão sustentável das florestas na Amazônia Brasileira é a linha norteadora da pesquisa chamada “Bom Manejo” que acaba de ser firmada com a Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa), Universidade da Amazônia (UNAMA) e a Embrapa/ PA. O estudo é um acordo de colaboração, conforme estabelecido no acordo de projeto celebrado entre a Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A reunião de aprovação de vínculo com o projeto foi realizada na reitoria da UNAMA, no campus Alcindo Cacela, na última quinta-feira (21).
Participaram do encontro a vice-reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, Edilce Almeida, Gerente Financeiro Fidesa e Zilda Lima, Coordenadora de Projetos Fidesa, Adriano Venturieri, chefe geral da EMBRAPA, Milton Kanashiro, coordenador técnico do projeto e Sandra Holanda, administradora do “Bom Manejo”. A reunião tratou sobre os tópicos iniciais da pesquisa e de como será a organização junto com a fundação e a universidade para o melhor funcionamento da pesquisa.
De acordo com a vice-reitora, o projeto é de extrema importância para a universidade e a parceria só tem a contribuir para estudos relacionados à Amazônia. “Já temos outras pesquisas vinculadas com a Embrapa e essa é mais uma que dará uma grande oportunidade para levar conhecimento sobre o universo amazônico”, disse Betânia Fidalgo.
A próxima reunião está prevista para agosto e contará com a participação da Fidesa e pró-reitora de pesquisa de extensão da UNAMA, professora Ana Vasconcellos, para acertar mais detalhes sobre o projeto, definição de prazos e demais necessidades demandadas pela pesquisa.
Fidesa
A Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa) é uma entidade privada sem fins lucrativos, instituída desde 1997 pela União de Ensino Superior do Pará, posteriormente a Universidade da Amazônia (UNAMA). As ações da Fidesa são garantidas a partir da execução de Programas, como o Programa de Desenvolvimento Científica, Tecnológico e Social e o Programa de Fomento à Capacitação Docente e Técnica, realizados por meio de convênios e contratos com entidades parceiras.
Comentários