
Por Henrique Britto
A UNAMA Santarém realizou, na noite desta quinta-feira (6), a Cerimônia do Jaleco dos acadêmicos do curso de Medicina. O evento aconteceu no auditório do Centro de Convenções Sebastião Tapajós, reunindo familiares e amigos de 53 ingressantes. Essa é a segunda turma da graduação, que foi inaugurada em 2024.
"Chegarmos na segunda turma de Medicina da UNAMA Santarém representa um marco significativo em nossa trajetória na área da saúde. Este evento simbolizou não apenas o compromisso com a excelência acadêmica, mas um futuro promissor de formação no interior da Amazônia", destacou o reitor, Prof. Dr. Elzo Vieira.
Para o coordenador do curso de Medicina da Instituição de Ensino Superior, o médico neurologista Marcos Honorato, a Cerimônia do Jaleco representou o início uma importante jornada na vida dos estudantes. "É a celebração do começo da trajetória acadêmica, reunindo alunos e familiares para abençoar e celebrar este grande momento. E o jaleco, símbolo da profissão, será utilizado nas aulas práticas e no internato".
O acadêmico Cezar Barcellos foi juramentista da turma. Segundo ele, a escolha pela graduação foi inspirada pelo pai médico. “Sempre acompanhei a dedicação e o amor dele pela profissão. Então, decidi entrar nessa jornada. Enquanto fazia fisioterapia, percebi que queria, de fato, a medicina para a minha vida. Por isso, ser o juramentista foi especial, principalmente como superação, pois não tenho costume de falar em público", disse.
Para a acadêmica Maria Loiola, o momento celebrou a realização de um sonho em uma profissão que tanto admira. "O simples ato de cuidar. Meus familiares sempre me incentivaram. Quando discursei sobre o apoio da família, percebi o quanto eles foram fundamentais nessa jornada. Foi uma forma de reconhecer todo amor e sacrifício feitos por mim. Então, sem dúvidas, o sentimento é de gratidão imensa".
Comentários