
Estudantes de Radiologia da UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, em Santarém, irão abordar, dentro da Campanha do Maio Amarelo, o uso correto do capacete para motociclistas de Santarém. A ação será realizada no sábado (18), na Praça Barão de Santarém, próximo ao Museu João Fona a partir das 17h.
Para o coordenador do curso de Radiologia da UNAMA, Marcos Ferreira, as fraturas faciais, ou seja, os traumas cranianos são de alta frequência nos acidentes por conta do mal-uso de capacetes, o que resulta em uma série de complicações identificadas pelos profissionais da radiologia. “Se conscientizarmos a população sobre o uso correto deste equipamento, poderemos evitar que mais pessoas sofram traumatismo craniano e outras sequelas faciais nos acidentes de trânsito”, frisa.
O Brasil é um dos países que lidera o ranking mundial em acidentes no trânsito. Isso se dá pelo aumento de veículos e também pelas deficiências das vias públicas. Só no primeiro semestre de 2018, foi registrado, no município de Santarém, mais de 300 acidentes, nos quais 70% envolviam motocicletas. Nestes acidentes, as lesões mais comuns são na região da cabeça e pescoço, podendo resultar em vítimas fatais.
Comentários