
A vice-reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA), Betânia Fidalgo, receberá na próxima quinta-feira (8), às 15h, no Salão Plenário Lameira Bittencourt, uma homenagem em sessão especial em comemoração ao “Dia da Comunidade Luso-Brasileira”. Na ocasião, a vice-reitora receberá o diploma "Luís Vais de Camões", pela Câmara Municipal de Belém, por meio do presidente do Poder Legislativo, o vereador Mauro Freitas.
Mais de 60 pessoas que fazem parte da comunidade portuguesa na capital serão homenageadas. Autoridades, empresários e membros da sociedade civil serão agraciados com o diploma. A escolha dos homenageados considerou as atividades prestadas ao município de Belém, no âmbito da comunidade portuguesa.
A vice-reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, comemora a homenagem. “Atribuo o reconhecimento por meio do trabalho que é desenvolvido na Universidade da Amazônia, onde o papel da educação é feito por um processo contínuo de formação de uma sociedade mais equilibrada e melhor preparada para os desafios do mercado”, declarou.
A sessão solene foi proposta pelo vereador Mauro Freitas, autor do Projeto de Lei nº 9211/2016, que institui a data 10 de junho como o Dia Municipal da Comunidade Luso-Brasileira. “Nossa cidade foi fundada pelos portugueses e até hoje eles tem uma função muito importante aqui em Belém, contribuem para o nosso crescimento e economia, portanto, é uma homenagem merecida”, disse o presidente da CMB Mauro Freitas.
A comunidade portuguesa em Belém é uma das maiores no Brasil. O movimento associativo tem uma grande implantação na capital. São 13 associações ativas: Associação Vasco da Gama, Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará, Grêmio Literário e Recreativo Português, Tuna Luso-Brasileira e Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil/ Pará.
Comentários