
Likes, stories, Feed, live. Conhecer a utilidade dessas funções nas redes sociais não é tarefa difícil para nenhum usuário da internet. Mas você sabia que, por trás de cada publicação e ações on-lines em geral, existem estratégias direcionadas para te atrair?
Para que isso ocorra, cabe ao social media criar maneiras, no intuito de fazer com que a otimização de determinado perfil ou página, vá além do que cada seguidor espera. Saiba como ele atua!
Mas afinal, o que é um social media?
Na era do compartilhamento, as mídias sociais assumem o papel principal de expor conteúdos ao público.O social media, por sua vez, é o profissional responsável em analisar e criar essas estratégias, que irão atrair a atenção do público para seu conteúdo oferecido.
Suas ações vão muito mais além do “publicar e comentar”. É seu dever criar, por meio de estratégias, o desenho específico de cada público-alvo, com características como: idade, gênero, região e interesse, além de verificar horário de maior relevância, dias e tipos de conteúdo. De uma maneira geral, seu dever consiste em guiar todo o conteúdo e como a página ou perfil de quem ele representa, deve se posicionar.
Conheça as funções que o social media pode atuar
Ainda que a profissão seja considerada recente no mercado tecnológico, o social media pode atuar em variadas especialidades, dentro das mídias sociais. Suas habilidades são divididas em esferas. Destacamos abaixo as 4 principais, conheça!
Planner
Responsável pelo planejamento, o planner atua na análise e desenvolvimento de estratégias comunicacionais. Cabe a ele, pensar desde o princípio em aspectos como conteúdos, tendências e ações serão trabalhadas para cada plataforma (sites, aplicativos, etc.), no intuito de atrair o público pretendido, dando visibilidade ao seu objeto/produto trabalhado.
Conteudista
Como o próprio nome já mensura, o conteudista atua na produção dos conteúdos que serão associados a marca, seja ele institucional ou de promoção. Depois do planner decidir quais serão as ações, cabe ao produtor colocá-las em prática. Seu trabalho é primordial para que as ações cumpram seus objetivos e gere retorno positivo para a empresa.
Profissional de monitoramento
Toda estratégia eficaz precisa de análises, justamente para perceber os pontos positivos e negativos a aprimorar. Para tal função existe o profissional de monitoramento de mídias. Ele é responsável em mensurar, verificar e compilar todas essas informações para comprovar a eficiência da operação ou ter dados suficientes, e embasados, para realizar ações corretivas.
Gestor de mídias sociais
Como em qualquer outra área, o gestor ou gerente de mídias sociais é responsável por liderar a equipe. Cabe a ele demandar as atividades e avaliar o planejado e conteúdo desenvolvido, assim como os dados coletados durante o processo de monitoramento, sempre buscando o melhor resultado.
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