
Nesta segunda feira (23), o Zoológico da UNAMA – ZOOUNAMA , Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 4º grupamento de Bombeiros Militar do Pará, realizaram a primeira etapa da soltura de 85 animais silvestres na Floresta Nacional do Tapajós. A segunda etapa será realizada no dia 08 de janeiro de 2020.
Durante a ocasião, foram soltos ao habitat as espécies de ave aracuã, pássaro existente nas florestas da América do Sul, em especial no Brasil; Cerdocyon thous, conhecido como cachorro-do-mato, mamífero também da América do Sul; Puma yagouaroundi, conhecido como gato mourisco, que é mais comum em Florestas do Texas (EUA), mas também presente em alguns territórios brasileiros; Sapajus, conhecido por macaco-prego, gênero de primatas da América do Sul; Quatis, mamífero da ordem Carnivora, da família Procyonida e Quelônios terrestres.
De acordo com a administradora do ZOOUNAMA, Mary Jane Carvalho, essa foi a primeira fase da ação, que contou com apoio dos órgãos ambientais. "Esse é o resultado de um trabalho que realizamos com muito cuidado. Temos obrigação de preservar nossa fauna e o ZOOUNAMA tem issa responsabilidade como missão. Hoje, realizamos a primeira etapa da soltura, no dia 08 faremos a segunda etapa com a reintrodução de 101 quelônios aquáticos na comunidade Água Preta", frisou.
O Cabo Carvalho, do 4º Grupamento de Bombeiros Militar do Pará, ressalta a importância da ação para os animais. “Pra nós, do Corpo de Bombeiros, é uma satisfação participar desta ação, haja vista que a grande parte desses animais foram resgatados em residência e empresas. Logo depois de resgatados, levamos para os cuidados veterinários no Zoológico, uma vez que só fazemos a soltura quando estão 100% recuperados e com o apoio técnico de biólogos e médicos veterinários”, ressaltou.
Os animais foram soltos no KM 67 da Flona, localizada Oeste do Estado do Pará, município de Belterra, na Rodovia BR-163. A floresta é uma unidade de conservação criada em 1974 pelo Governo Federal, com uma área aproximadamente 527.000 hectares.
Comentários