Por Rayanne Bulhões
A sexta-feira (29) foi de muita troca de conhecimento e aprendizado no VI Congresso Nacional Multidisciplinar de Saúde 2023, que ocorreu no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. A programação iniciou com apresentações de artigos científicos e seguiu com conferências em diversas áreas. Ao todo, foram 25 palestras, em quatro auditórios simultâneos, debatendo os desafios da Amazônia no âmbito da saúde.
Pela manhã, o evento teve como destaque as palestras “Gestão e Liderança”, com a pesquisadora Carin Wendra; “Telessaúde no contexto da Amazônia”, com o Dr. Orlando Campos; e “Harmonização orofacial”, com Roseane Cordeiro e Lorena Macedo. Também aconteceu uma conferência relacionada à atuação de médicos veterinários em aeroportos, com os especialistas Nailson Jr. e Carine Alves, e uma mesa sobre seletividade alimentar, com as pesquisadoras Juliana Rocha e Vanessa Souza.
Pela tarde, a mesa que chamou atenção do público foi a de "Reestruturação da rotina para manutenção de hábitos saudáveis", da pesquisadora Ingrid Dévaki e a Simone Dora. Os temas debatidos foram formas de constância em uma rotina de um profissional da saúde e a importância de dar atenção ao corpo e se reprogramar – que é saber o momento de parar e pensar na qualidade de vida.
"Eu sempre achei um máximo ter uma rotina com dois empregos. Mas chegou um tempo que eu não conseguia levantar. Meu corpo não queria. Não estava bem fisicamente. Meu corpo parou. Por isso, a minha mensagem é: não espere o corpo parar para pensar na sua vida. É hora de se reprogramar", disse Ingrid.
O Congresso de Saúde é um evento pioneiro no estado, sendo ofertado por uma universidade privada e referência no Norte do país. Este é o 8º ano que Belém recebe, no evento, profissionais locais, nacionais e referências em várias áreas do conhecimento.
Neste sábado (30), há conferências sobre a atuação do fisioterapeuta, saúde mental coletiva, a importância da pesquisa acadêmica na Amazônia, os desafios dos médicos veterinários na agropecuária, burnout, neurociência e qualidade de vida na região.
Sobre o Congresso de Saúde da UNAMA
O Congresso Multidisciplinar tem organização do grupo Ser Educacional, mantenedora da UNAMA. Ao todo, são quatro auditórios simultâneos, com 32 mesas e palestras, além de cinco minicursos. O evento ocorre durante três dias. Os cursos integrantes do evento são Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.
Comentários